Brasília sedia I Encontro Nacional de LibreOffice e VI CONSEGI


Começa hoje e vai até o dia 15, em Brasília, o I Encontro Nacional de LibreOffice, que integra o VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI).

Será, segundo a organização, o primeiro grande encontro de LibreOffice no Brasil, e contará com as presenças de Florian Effenberger, fundador e presidente do Conselho da Document Foundation (TDF) e Olivier Hallot, membro fundador e conselheiro da entidade sediada em Berlim, que é a mantenedora do LibreOffice, um dos principais pacotes de aplicativos de escritório em código aberto do mundo.

De acordo com Hallot, uma das novidades que será apresentada no congresso é o iminente lançamento da sexta versão do pacote.

Durante os 3 dias do Encontro, palestras, oficinas de técnicas de utilização e oficinas de desenvolvimento (as hack fest) do software serão oferecidas aos participantes do CONSEGI, em um evento que possibilita a troca de experiências nas implantações do LibreOffice, ecossistema de negócios em torno da ferramenta e desenvolvimento próprio do código, permitindo aos desenvolvedores interessados colaborar como projeto, corrigindo bugs, implementando novas funcionalidades e limpeza de código.

 

Os temas das palestras:

Apresentando o LibreOffice

The Document Foundation – Vision of the Future of Free Open Source Software

Criando uma revista com o LibreOffice

Estratégias de Migração para o LibreOffice

Implantação do LibreOffice na Receita Federal do Brasil

Quebrando Lobbies Proprietários

Infrastructure for LibreOffice project

O LibreOffice chega a Universidade: O Case da UNESP Ilha Solteira.

O CONSEGI

Realizado pelo realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a sexta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico tem como proposta promover novos debates sobre tecnologias que podem ampliar o acesso à informação, fomentar a participação popular e agilizar a prestação de serviços públicos.

O Consegi 2013 agrega uma serie de eventos paralelos, como o Install Fest, um festival de instalação de softwares, o Encontro de Empreendedorismo, em parceira com o Sebrae, e a Tenda Jovem, que traz oficinas relacionadas à cultura digital para estudantes da rede pública do DF e entorno, e recebeu mais de 24 caravanas de estudantes de diferentes estados do país.

O evento contará com a participação do grupo Transparência Hacker, que durante durante os três dias do CONSEGI promove um grande encontro para criar soluções tecnológicas que ajudem o cidadão a fiscalizar o governo.

SERVIÇO:

Data: 13 a 15 de agosto, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), Km 04, Estrada Brasília/Unaí

Lago Sul, Brasília/DF.
 
Confira a programação do evento.